Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Ateu

 


Não acredito que uma pessoa inteligente, sensível que procura uma razão para vida, solidariza-se com razões sociais, preserva o meio ambiente e discute os aspectos de sustentabilidade do planeta seja ateu.

Estas questões estão muito além de uma boa índole. "Isso é ser Deus."


Talvez este ídolo que  aqueles que se dizem ateus tenham aprendido até agora,  seja  apenas uma criação de adoração do Clero Romano, um  senhor de barba branca sentado procrastinamente numa nuvem branca com um cajado na mão, onipotente, onipresente, raivoso, jogando  o destino das pessoas como num jogo de tabuleiro. Um ser que distribui suas bençãos em privilégios de puxa sacos,  lembrando de uns e esquecendo de outros, permitindo as mais variadas injustiças na Terra.

Se o fato de não crer neste arquétipo é ser ateu, também faço parte deste tipo de incrédulos. 

Mas estamos muito além disso, nos permitimos exercer nosso direito de pensar. 

Nosso planeta é um grão de areia entre 187 trilhões de galáxias com mais 2.147.689, 777 milhões de planetas, algo como o infinito, de modo que a possibilidade da vida na Terra ser a única do universo é no mínimo, prepotência humana.

Para os observadores e pesquisadores, não há dúvidas de que há algo além da nossa compreensão: uma força que cria, sustenta e mantém tudo girando em perfeita ordem. Esse "algo" pode ser uma centelha atômica de luz - Que seja feita a luz!! -  ou um complexo de ondas quânticas que nós humanos com nossa tenra tecnologia ainda não conseguimos decodificar, pode ser  quem sabe, um complexo vasto de sistemas ou tantas outras hipóteses ao qual podemos chamar de teo (Deus).

Pensar sobre isso, é semelhante à um prisioneiro que  nunca saiu da cela, sonhando com a liberdade, a verdade é que por mais que cogite, nunca conhecerá o gosto de tê-la conhecido. 

Um doutor  que agora me foge o nome palestra assim: "A ciência  é cética, ela não pode acreditar naquilo que não pode provar, sendo assim, nunca foi provado que Deus  não existe, de modo que ser ateu é a opinião de alguns homens que preferem fugir do assunto por medo do intangível."  

Assim espero, este não seja o caso de você que lê.  Se até agora, você se dizia ateu, considere a hipótese de ter apenas aprendido sobre como louvar uma figura com emoções humanas e toscas.  E por causa desta criação de onipotência  que salva uns, mas não ajuda outros tantos  miseráveis com sua glória, muitos se dizem ateus, quando na verdade, Deus, Anjos, Demônios, Seres de luz, Orixás,  podem ser  também,  sombra e luz, considerados arquétipos da personalidade humana e da natureza.

Na antiga Grécia, as emoções ganharam rostos e sentimentos para que pudéssemos entender como eles nasciam dentro de nós. Vejamos a Deusa Afrodite (a beleza, a vaidade):

 Afrodite (a beleza e a vaidade como sentimentos materializados) é a manifestação da juventude cercada por muitos súditos

 Afrodite (a bela e vaidosa jovem)  teve um filho chamado Erus, arquétipo do amor.

Erus cresceu admirando e servindo Afrodite (o amor servindo a beleza jovem e imatura, típica manifestação da paixão) .   Um dia,  Erus (o amor) cresceu, amadureceu e conheceu sua verdadeira razão, Psique (a alma, a essência psicológica). 

Ora, a verdade  é que  passamos uma vida acreditando que a beleza e os atributos físicos, são quem sustentam um relacionamento ou a própria vida, quando na verdade,  é na maturidade que as questões psíquicas começam a aflorar e é dela, que amor verdadeiro surge e permanece.  


Quando o amor amadurece e encontra a alma como razão de sua existência,  a beleza, a juventude, os atributos físicos, antes venerados agora já não são mais a razão da existência. "Quando se ama alguém de verdade, não importa quais suas qualidades físicas, ama-se a alma - Psique."

 Da união da Alma e do Amor (Erus e Psique)  nasceu o prazer, o que deixou  a Beleza da Juventude (Afrodite) furiosa, expressando talvez, a transformação da bela jovem em madura mulher com filhos.

Você acredita em Afrodite, Erus, Psique?
Eram Deuses  a serem idolatrados? 
Na verdade eram arquétipos de nossas emoções. Contos da Mitologia para traduzir nossos sentimentos. A psicanálise grega.

Vejamos outro exemplo de semideuses, quem são os orixás? 

Oxum é a cachoeira brilhante, o rio doce, sereno e bonito. Iemanjá é a força do mar. Yansã é o vento forte que limpa.  Ogum é a força da Terra.  Xangô traduz o encanto das pedras, das montanhas. Cosme e Damião invoca a inocência, a pureza.  Pretos Velhos a sabedoria. Juremas e Tupinambás a mata, a selva e as florestas.

Agora me diga:  

Você não acredita nas forças da natureza?  Por que não tomar passe com a Inocência? Por que não receber uma benção da Força?  Por que não saudar o mar, as cachoeiras, as matas e todas as integrações físicas, moleculares e elétricas que sustentam o lugar?

Em um passe com os orixás (ou com qualquer outro arquétipo)  uma avalanche de intenções positivas são emanadas pela vibração do emissor para o receptor.  

Correntes elétricas que modificam os íons, os átomos se positivam quantitativamente,  os líquidos e fluídos corpóreos do receptor é qualificado simultaneamente. (Dados comprovados pela OMS - Organização Mundial da Saúde)

Estamos falando de Física pura.

Você é ateu? 

Não!! Tenho certeza que não. 

Apenas reflete existir algo maior do que a possibilidade de manifestação egocêntrica e bipolar  criado pela igreja para causar medo, pregar pecados, pedir tributos e manipular o povo. 

Mas ainda assim, sabe a importância de fechar os olhos e  conectar-se com uma Força Superior, porque existem mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa van filosofia.

                                                                                                 Dedicado ao meu amigo Ricardo G.



Mais deste blog:


                 Como interpretar a intuição                                                                                                                                                                                                                             O Rito de Passagem       

            Alerta das emoções